
Associação de Pais e Mestres
Conselho de Escola
Conselho Mirim
​"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola .”
Célestin Freinet
Associação de Pais e Mestres (APM)
​
A Associação de Pais e Mestres – APM foi criada com o objetivo de viabilizar o processo de democratização nas escolas públicas, promovendo a partir da descentralização de recursos financeiros maior participação da comunidade na tomada de decisões, partindo do preceito da política educacional adotada pela Secretaria de Educação e em conformidade com o Projeto Político Pedagógico da unidade escolar.
A atuação dos membros da APM no processo de gestão das escolas, cria novos mecanismos e princípios administrativos e organizacionais, objetivando maximizar a eficiência e eficácia na utilização dos recursos públicos, assegurando resultados significativos no fortalecimento da participação cidadã e na autogestão das unidades escolares, simplificando e racionalizando os procedimentos, considerando especificidades de cada escola nos aspectos pedagógicos, estruturais e organizacionais.
Destacamos a necessidade de que o processo de autonomia e gestão democrática na escola pública avance e que os órgãos que a compõem, como a APM, sejam conservados, considerados e valorizados por todos, como verdadeiros espaços de integração e participação da comunidade, possibilitando o diálogo e a pluralidade de ideias na busca e na construção de um ensino de melhor qualidade.
Conselho de Escola
​O Conselho de Escola é um órgão colegiado constituído por 7 (sete) membros e dois suplentes representantes da comunidade e 7(sete) representantes da escola e dois suplentes.
A atuação do Conselho de Escola pauta-se no compromisso com a democratização da gestão escolar, ou seja, na construção de uma escola que possibilite a participação da comunidade nas tomadas de decisão acerca da vida escolar, tanto nos âmbitos administrativos quanto pedagógicos.
​
O Conselho de escola atua por meio de grupos de trabalho (GTs) formados por assuntos pertinentes às demandas da escola: horta, biblioteca, passeios, compras, Arte por todo canto e biblioteca para as famílias.
Conselho Mirim
O trabalho com o colegiado mirim foi iniciado no segundo semestre de 2015 e vem contribuindo com decisões e ações da escola, garantindo protagonismo às crianças e democratizando o acesso às informações.
​
O principal objetivo do conselho Mirim é desenvolver o protagonismo do aluno na unidade escolar desde cedo, trazendo a possibilidade do aprendizado da reflexão, elaboração de propostas sobre as diversas questões que compõem seu ambiente escolar, a possibilidade de aprendizado de articulação de pontos de vistas e respeito às opiniões diversas e contrárias e principalmente valorizar o ponto de vista e o querer das crianças.